::: NOZ PECÃ
 
UNIDADE DE NEGÓCIO
NOZ PECÃ
Fruticultura: Cultivo da Nogueira Pecã
 
  PRODUÇÃO NOGUEIRA
A Agropecuária Condor cultiva um pomar com cerca de 162 hectares, plantado com 13.500 árvores de noz pecã. A produção anual média fica em torno de 30 toneladas do produto e é comercializada no mercado interno para empresas do ramo alimentício.
 
Todas as etapas do manejo são feitas de forma integrada e responsável: desde a escolha das melhores mudas até a colheita e a embalagem dos frutos. Este controle rigoroso de todo o processo produtivo resulta num produto final de excelente qualidade e livre de agrotóxicos. A terra é adubada organicamente e o controle de pragas e doenças é feito através de mecanismos naturais.
 
Após a colheita, as nozes passam por um processo de retirada das impurezas e seleção,  os frutos impróprios para o consumo são descartados. É feito a secagem e o controle da umidade para que se mantenham as propriedade e características do fruto durante o armazenamento; elas são embaladas e estão prontas para comercialização.
  NOZ PECÃ FAZ BEM À SAÚDE
As nozes estão entre os alimentos que mais benefícios trazem à saúde. O consumo, mesmo que em pequenas quantidades, diariamente, pode evitar até 65% do risco de doenças do coração, diminuir o mau-colesterol, melhorar o funcionamento intestinal, cerebral, pulmonar, entre outros.

Por ser rica em antioxidantes, especialmente vitamina E, é comprovada como agente de prevenção do câncer. Essa mesma vitamina E é importante para a fertilidade masculina. Compostos chamados fitoestrogêneos reduzem os problemas relacionados a menopausa, especialmente osteoporose.

Para os que fumam ou vivem em locais muito poluídos, os antioxidantes presentes nas nozes, especialmente o gama-tocoferol, melhora o funcionamento pulmonar e reduz os danos das toxinas inaladas. Mesmo sem o conhecimento dos compostos envolvidos, sabe-se que o consumo de nozes auxilia no tratamento da diabete e da hipertensão. O resveratrol, encontrado no vinho tinto e associado à prevenção de males do coração, também existe nas nozes. Os ácidos graxos ômega 3 e 6, também estão nas nozes. Os fitoestrogêneos da soja também estão nas nozes.

Por isso tudo, coma nozes regularmente e desfrute de uma boa saúde.
  CARACTERÍSTICAS DA NOZ PECÃ

Nome Científico: Carya illinoensis (Wang.) K.

Família: Jungladaceae.

Origem e dispersão: a nogueira pecã é originária do Sul dos Estados Unidos, onde pode ser encontrada em estado nativo, no Brasil, foi introduzida por volta de 1910.

Características: a nogueira pecã é uma planta de grande porte, o que exige espaçamentos de 9 x 9 m ou 10 x 10 m. O tamanho das nozes é bastante variável com o cultivar, sendo necessárias de 60 a 160 nozes para atingir o peso de 1Kg.

Clima e Solo: planta oriunda de clima temperado, pode ser encontrada em diferentes condições climáticas. No plantio, devem ser evitados os solos rasos, excessivamente secos e os sujeitos a longos períodos de encharcamento.

Propagação: a propagação da nogueira pecã pode ser realizada por enxertia de borbulhia, no verão, ou de garfagem, no inverno, sobre porta enxertos oriundos de sementes.

Variedades: os cultivares comerciais existentes no Brasil são oriundos dos Estados Unidos e os mais importantes são Mahan, Frotscher, Schley, Success e Moneymaker.

Utilização: as amêndoas normalmente são consumidas na forma “in natura”, em bolos, tortas, entre outros.

Informações mais completas podem ser encontradas no Livro Frutas Exóticas (Funep, FCAV/Unesp).